NotíciaPublicaçãoVirtual

Estudo mostra que 23% dos jovens brasileiros não trabalham nem estudam

Publicado em 04/12/2018 - ONUBR

O estudo do IPEA faz parte de uma pesquisa regional intitulada “Millennials na América Latina e no Caribe: trabalhar ou estudar”, que entrevistou mais de 15 mil jovens entre 15 e 24 anos, em nove países da região da América Latina e do Caribe.

23% da população jovem no Brasil não estudam nem estão trabalhando. Os dados são de uma pesquisa realizada com apoio do ONU em diversos países da América Latina e Caribe. O IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) Fo responsável pelo estudo no Brasil. A pesquisa revelou que a maior parte deste contingente não esta ocioso: quase um terço (31%) deles está em busca de trabalho enquanto 64% dedicam-se a trabalhos de cuidado doméstico e familiar. E aí há uma diferença significativa quando se compara a situação de jovens homens e mulheres jovens: entre eles está a maioria dos que buscam trabalho e entre elas, a maioria envolvida em cuidados domésticos.

Segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divulgada na segunda-feira (3) e que teve apoio operacional do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG), vinculado às Nações Unidas.

O estudo do IPEA faz parte de uma pesquisa regional intitulada “Millennials na América Latina e no Caribe: trabalhar ou estudar”, que entrevistou mais de 15 mil jovens entre 15 e 24 anos, em nove países da América Latina e do Caribe — Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador, Haiti, México, Paraguai, Peru e Uruguai.

A pesquisa refuta a ideia de que esses jovens sejam improdutivos, destacando que 31% deles, principalmente homens, estão à procura de trabalho, e mais da metade, 64%, dedicam-se a trabalhos de cuidado doméstico e familiar, o que ocorre principalmente entre as mulheres. A condição de não estudar nem trabalhar é mais frequente entre as mulheres e os jovens mais velhos, segundo a pesquisa.

O objetivo da pesquisa é entender melhor a decisão dos jovens que apenas estudam, apenas trabalham, combinam estudo e trabalho, ou não estão estudando nem trabalhando.

O levantamento apontou, por exemplo, que 49% dos jovens brasileiros se dedicam apenas ao estudo ou capacitação, 13% só trabalham e 15% trabalham e estudam ao mesmo tempo. Na região da América Latina e do Caribe, o número de jovens que não trabalham nem estudam chega a 20 milhões de pessoas.

Com base nessas informações, os pesquisadores sugerem ações políticas para ajudá-los a fazer uma transição bem-sucedida de seus estudos para o mercado de trabalho. A novidade do estudo é a inclusão de variáveis menos convencionais, que vão além da renda ou do nível educacional, como as informações que os jovens têm sobre o funcionamento do mercado de trabalho, suas aspirações, expectativas e habilidades cognitivas, sociais e emocionais.

Foto: EBC

Contexto brasileiro

No Brasil, o estudo buscou entender quais as aspirações, as barreiras e expectativas dos jovens brasileiros em relação à inserção no mercado de trabalho e à inclusão social.

Foram entrevistados 1.488 jovens entre abril e maio deste ano em Recife (PE). A capital pernambucana foi escolhida por apresentar uma alta taxa de desemprego e um grande contingente de jovens que não trabalham e nem estudam.

O Brasil está passando por um bônus demográfico, na qual a população ativa (entre 15 e 64 anos) é maior do que a população inativa (entre 0 e 14 anos, ou maiores de 65 anos), como por exemplo, idosos e crianças.

Além disso, os jovens com idades entre 15 e 24 anos somam 17% da população total brasileira, ou cerca de 33 milhões de pessoas. Esse fenômeno demográfico é denominado “onda jovem” e apresenta um grande contingente juvenil pronto para ingressar no mercado de trabalho.

“O Brasil vive o ápice da onda jovem que começou em 2003 e terminará em 2022, quando o número de jovens começará cair até 2040, ano em a população entre 15 e 24 anos chegará a 12% da população total. O país tem que aproveitar esse bônus demográfico para o desenvolvimento de políticas públicas, e para que isso não se transforme em ônus demográfico”, disse Enid Rocha, diretora-adjunta da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do IPEA.

O estudo foi financiado por Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Centro de Pesquisas Canadense para o Desenvolvimento Internacional (IDRC, na sigla em inglês), e foi coordenado regionalmente pela fundação chilena Espacio Público. No Brasil, a pesquisa foi realizada pelo IPEA, com apoio do IPC-IG.

Clique aqui para ler o estudo (em espanhol).

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close