CartilhaNotíciaPublicação

Novos Paradigmas para Outro Mundo Possível

Cartilha Popular

A insustentabilidade do modo de vida centrado no consumo ilimitado já é um tema conhecido pela maioria dos habitantes do planeta Terra. A consciência de que esta insustentabilidade está chegando no seu limiar e que põe em risco a sobrevivência da própria humanidade talvez ainda não seja um senso comum.
Infelizmente, as pessoas raramente fazem a conexão dos eventos climáticos extremos – como ondas de calor acima de 50º, ou o aumento dos furacões e de seu poder destruidor, as chuvas torrenciais ou as secas intermináveis – e suas consequências para a vida humana, para a vida animal e para os vários biomas.
Outra abordagem que também não é comum é a injustiça social deste modo de vida. Para que alguns tenham várias casas e carros, troquem seu guarda-roupa todo ano, tenham alimento em abundância a ponto de jogar muitas “sobras” no lixo, é preciso que muitos não tenham nada. Se este modo de vida da minoria rica fosse estendido para todos os seres humanos, o planeta não suportaria.
Talvez, como em nenhuma outra época da história humana, seja preciso fazer escolhas.
E fazê-las rápido.
O que talvez poucas pessoas saibam é que as alternativas para mudar esta realidade já existem e estão sendo praticadas e construídas por pequenas e médias comunidades, por organizações e movimentos sociais em todo o mundo, por governos locais, por trabalhadores e trabalhadoras da economia solidária, por povos indígenas, povos tradicionais e povos de matriz africana.
Veja a Cartilha que Iser Assessoria e Abong acabam de publicar

https://drive.google.com/open?id=1DmUswedPsKHUMwXNVwXR2hcZRwId7Qlt

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Close
Close
Close