Notícia

9º Encontro Nacional de Fé e Política




R$ 5,00 (+correio)
(para grupos 20% de desconto)



Encomendas
Iser Assessoria –
Tel.: (21) 2524-9761
iserassessoria@iserassessoria.org.br

Esta cartilha, de Carlos Mesters e Francisco Orofino, tem 7 círculos bíblicos que nos ajudam a refletir sobre o tema do 9° do Encontro Nacional de Fé e Política que será realizado nas dependências da Universidade Católica de Brasília – Taguatinga – Distrito Federal, nos dias 15 a 17 de novembro de 2013.

Para aprofundar a relação Fé & Política e a proposta de uma sociedade do Bem-Viver esta cartilha levanta sete perguntas:

1.  Política e a esperança de um mundo melhor: O que leva uma pessoa a participar da política?
2.  Sociedade do Bem-Viver: Como resistir à proposta neoliberal do consumismo e do individualismo?
3.  Poder e Serviço: Qual a característica principal de um bom político?
4.  Abuso do Poder: Como se manifesta o abuso do poder político?
5.  Participação da mulher na política: Qual a contribuição das mulheres para se chegar à Sociedade do Bem-Viver?
6.  Política e defesa do meio ambiente: Quais as decisões políticas necessárias para evitar o desastre ecológico
7.  Religião e política: Como abrir os olhos do povo para a manipulação da religião na política.


Este roteiro quer ajudar as Cebs e os grupos pastorais a pensar a transformação da sociedade atual a partir da proposta do Bem-Viver, uma contribuição dos povos indígenas da América Latina para a sociedade sair da crise que vive hoje.

Em oposição à lógica do capitalismo que propõe “viver melhor” com mais consumo que ameaça o equilíbrio ecológico e social, a Bolívia e o Equador acabaram de realizar uma revisão na Constituição e incluíram entre seus fundamentos os conceitos Sumak Kawsay (quéchua), Suma qamaña (aimara), Teko Porã (guarani), traduzidos pela expressão “Bem-Viver”.

Essa expressão fala de uma utopia comum a muitos povos originários que se expressa na busca da “Terra sem Males” e na comunhão ancestral do ser humano com a mãe Terra.

Trata-se de um jeito novo de pensar nossa presença no Planeta. A expressão Bem-Viver significa basicamente ‘viver bem entre nós e com o lugar onde vivemos’, com sérias implicações sociais, políticas e econômicas. Trata-se de uma convivência comunitária intercultural, sem assimetrias de poder. É um modo de viver sentindo-se parte da comunidade e em harmonia com a natureza.

A comunidade não é formada só pelos seres humanos. Comunidade inclui tudo: animais, plantas, água, minerais. As montanhas e os rios, e todos os lugares onde existe vida e habitam os espíritos. Isso muda muita coisa!

Com esta cartilha esperamos contribuir para a necessária mudança do modelo de desenvolvimento do nosso país, buscando criar novos mecanismos de participação, novos projetos e leis que acolham a sabedoria dos povos ancestrais.


Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Close
Close
Close