Nós sabíamos que a batalha seria dura, mas achávamos que certos golpes baixos seriam evitados. Ledo engano. Para garantir que o candidato do golpe não perca, vale tudo. A pesquisa do Ibope divulgada ontem provoca em qualquer leitor atento uma enorme surpresa: depois do tsunami de manifestações contra Bolsonaro no sábado, em inúmeras cidades no Brasil, eram de se esperar outros números. Segundo o Ibope, as intenções de voto no capitão subiram. Em compensação, Haddad ficou estacionado.
E sua taxa de rejeição subiu 11 pontos em uma semana.
Obviamente, é uma pesquisa pouco confiável, com o objetivo de tentar influenciar os eleitores para votar em Bolsonaro e para desanimar os eleitores de Haddad.
Ao mesmo tempo, o juiz Sergio Moro divulga trechos selecionados da delação premiada de Antonio Palocci, a apenas seis dias das eleições. Delação esta feita há vários meses e rejeitada pelo próprio Ministério Público, mas, mesmo assim, divulgada neste momento. Tudo parece ter sido combinado para oferecer ao Jornal Nacional elementos suficientes para atacar o PT.
Felizmente, saiu hoje outra pesquisa, feita pela Real Time Big Data, onde Bolsonaro também está em primeiro lugar, com 29%, mas Haddad está logo atrás, com 24%, tendo subido 17 pontos em dezoito dias (a pesquisa anterior foi em 12 de setembro e esta em 1º de outubro), praticamente 1 ponto por dia.
Esta situação nos fez lembrar a última semana da eleição de 1989, quando os adversários eram Lula e Collor e a Globo jogou todo o seu poder mediático para conseguir barrar Lula. Nos fez lembrar também o escândalo da Proconsult, quando esta empresa de contagem de votos fez fraude para impedir a eleição de Brizola ao governo do estado do Rio (1982). Era também a Globo que divulgava os dados da Proconsult. Felizmente, além da contagem oficial, havia uma contagem paralela, feita pela Rádio Jornal do Brasil, pela qual se pôde ver a enorme discrepância e Brizola pôde denunciar a falcatrua. Sobre este caso, ver a reportagem do Observatório da Imprensa de 06/07/2004: http://observatoriodaimprensa.com.br/memoria/a-globo-e-a-proconsult .
Estejamos atentos!
* “Uma mentira repetida mil vezes se torna verdade” (Joseph Goebbels, Ministro de Propaganda de Hitler, 1933-1945).