Juventude e Participação Social
23 a 27 de Julho de 2012
(segunda a sexta, das 8 às 18 horas)
Local: Centro Pastoral
Rua Haddock Lobo, 266 – Tijuca – Rio de Janeiro, RJ
(atrás da igreja dos Capuchinhos)
Programa
Análise Social
Segunda: – Um olhar sobre a Juventude na atualidade – Solange Rodrigues – socióloga, Iser Assessoria
Terça: – Experiências de mobilizações juvenis – painel – Patrícia Lanes – antropóloga, Ibase
Quarta – Juventude e política – Marina Ribeiro – pedagoga, Ibase
Aprofundamento bíblico, teológico e pastoral
Quinta – Juventude e comunidade cristã. Um olhar a partir da Bíblia – Francisco Orofino – biblista, CEBI, Iser Assessoria
Sexta: – Pistas de Ação (construção coletiva)
Apresentação das oficinas e Celebração de encerramento – Névio Fiorin – Iser Assessoria
Programa básico do dia:
08h00 – Chegada
08h15 – Momento de Espiritualidade
08h30 – Exposição da assessoria
10h00 – Grupos de estudo
12h00 – Almoço
13h30 – Plenário / Oficinas
17h30 – Celebração
18h00 – Encerramento do dia
O que é o Curso do Rio
O Curso do Rio, promovido pelo Iser Assessoria em parceria com leigas e leigos que atuam em diferentes pastorais, é um espaço de formação teológico-pastoral e sócio-política, de partilha de experiências comunitárias e de celebração da fé.
Refletindo sobre as novas questões e os desafios da prática social, tem como objetivo capacitar pessoas para desenvolverem atividades que favoreçam a cultura da paz e dos direitos humanos e incentivá-las a participarem de forma organizada na transformação da sociedade brasileira.
Trata-se de um curso:
Popular: dirigido a leigos e leigas que atuam nas comunidades, pastorais, projetos e movimentos sociais;
Ecumênico: lugar de partilha e comunhão entre pessoas de diferentes Igrejas ou religiões;
Participativo: o curso é feito em mutirão envolvendo participantes e suas comunidades, voluntários das equipes de serviço, oficinas, assessores e conta com o apoio de diversas comunidades e instituições.
Oficinas:
As oficinas, dentro da proposta metodológica do Curso do Rio representam um espaço de aprendizado, onde a partilha do saber é concretizada. São instrumentos que ajudam a traduzir, em novas linguagens, os conteúdos apreendidos e vividos no curso. Têm como base os princípios da Educação Popular e visam encontrar formas descontraídas e dinâmicas que ajudam nos trabalhos das comunidades e ou movimentos. As oficinas não visam formar técnicos, mas oferecer uma base importante para se iniciar um trabalho. Cada participante fará uma oficina. Na inscrição assinale duas opções (para o caso de alguma já estar preenchida.
01. Dança – A oficina trás a proposta de experimentar e trabalhar o corpo através da dança, que possibilita o conhecimento de si e a partilha com o outro, buscando assim o bem-viver.
Oficineira: Adriana Alves de Souza – Sociedade cultural Projeto Luar de Dança.
02. Fotografia, mídia e redes sociais: – Esta oficina tem como objetivo explorar as possibilidades de documentação visual das atividades realizadas pelas comunidades, projetos, movimentos sociais e pastorais.
Oficineiro: GEFEP – Luizinho
03. Leitura Popular da Bíblia na linguagem da Juventude – A oficina trabalha a partir de textos bíblicos para aprofundar o tema do Curso deste ano. Utiliza-se a metodologia do CEBI – Centro de Estudos Bíblicos, a saber: refletir a Palavra, em grupo ou em Comunidade, partindo sempre da Realidade.
Oficineiro/a: CEBI-RJ
04. Metodologia do trabalho com jovens – A oficina se propõe trabalhar sobre as diferentes formas de ação com grupos juvenis e de adolescentes, a partir das práticas empregadas em projetos sociais e igrejas
Oficineiro/a:
05. Políticas públicas de Juventude – A oficina busca refletir sobre as principais questões que dizem respeito aos/às jovens, como os aspectos de sua situação atual e suas demandas. Além disso, busca apresentar possibilidades metodológicas para potencializar o trabalho com a juventude e sua organização
Oficineiro/a: Fórum da Juventude (a confirmar)
06. Teatro Popular:– Tem como objetivo favorecer o conhecimento pessoal e de grupo e iniciar as pessoas na metodologia de teatro popular para que possam nas suas comunidades trabalhar a representação de maneira simples e fácil para chamar a atenção para os problemas e construir soluções coletivas.
Oficineiro/a: Sidney Guedes
(Na ficha de inscrição assinale duas opções de oficina, bastando indicar o número)
Destinatários:
O Curso se destina, principalmente, a pessoas que atuam em Comunidades, pastorais sociais, projetos comunitários e movimentos sociais.
Neste ano teremos um Curso do Rio mais temático. O Curso continua aberto, mas nos interessa neste ano, sobretudo, reunir pessoas que trabalham com juventude, que estejam assumindo atividades com juventude, ou estão dispostos a atuar nesse campo.
Claro que o Curso do Rio seguirá com a linha de formação da consciência crítica, do protagonismo dos leigos e leigas e da ação sociopolítica transformadora da realidade.
Despesas:
Contribuição Solidária: R$ 45,00 (Para gastos de secretaria, material, lanches).
Outras despesas por conta dos participantes: almoço (haverá opção local a preço popular) e transporte local durante o curso.
O envolvimento das comunidades neste mutirão de formação é muito importante.
Hospedagem: – Os participantes que moram na cidade do Rio retornarão para suas casas ao final de cada dia do curso. Para aqueles que vêm de longe será providenciada hospedagem junto a comunidades, escolas, creches etc. Hospedagem em casa de parentes e amigos é a melhor opção.
Como chegar: – Da Estação de trem São Cristóvão são aproximadamente 1.500 metros. De metrô, fica perto da Estação Afonso Pena.
Nome completo:
E-mail:
Endereço (completo com CEP):
Tel.: residencial:
Celular:
Faixa etária (mínimo 16 anos, com atuação no campo social):
[deixe apenas a opção correta, apagando as outras]
a) 16-20 anos
b) 21-30
c) 31-40
d) 41-50
e) 50-65
f) mais de 65 anos
Escolaridade:
a) Ensino fundamental (até 8ª série)
b) ensino médio
c) superior
Você é:
a) evangélico. De qual Igreja:
b) católico.
c) Outra religião. Qual?
Você precisa que a organização do Curso providencie hospedagem para você:
a) SIM
b) NÃO
Você pode hospedar alguém?
a) SIM
b) NÃO
Atua em alguma organização social e política? Qual? Que função exerce? …………………
Exerce alguma atividade religiosa? Qual? Que função exerce? ………….
Em qual oficina gostaria de participar:
1ª opção:
2ª opção: