Notícia

Rede Fé e Política do Rio de Janeiro faz planejamento para 2012

Calendário da Rede F&P 2012
• 27 de março – debate na ALERJ sobre 5ª SSB (a confirmar)
• 31 de março – Fórum de Fé e Política sobre o tema da 5ª SSB
• 19 e 20 de maio – Seminário (outra data possível 26 e 27 de maio)
• 18 a 24 de março – Lançamento da 5ª SSB na arquidiocese do Rio de Janeiro (é a nossa proposta, escolher um dia)
• Junho – Rio+20 + Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental
• Agosto – Semana Estadual (é a nossa proposta)
• 25 de agosto – Reunião Ampliada (a confirmar ….)
• 10 e 11 de novembro – Retiro
• 1ª segunda feira dos meses pares – Reuniões de articulação

Calendário do F&P – Região dos Lagos
21de abril – Encontro de Formação no Frade (Serra de Macaé)
16 de junho – IV Fórum Regional, em Macaé.
Reuniões mensais da equipe de articulação

A Rede Fé e Política do estado do Rio de Janeiro realizou no sábado, 04 de fevereiro, no convento Santo Antonio do Largo da Carioca, um encontro para definir o planejamento de atividades e estratégias de atuação para 2012.
Participaram representantes de grupos de Fé e Política ou Fé e Cidadania de vários municípios do estado: Belford Roxo, Campos, Duque de Caxias, Mesquita, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. São João de Meriti, São Pedro da Aldeia. Frei Valnei, desejando participar da Rede, acolheu o evento no convento.
Neste ano, além da participação na Campanha da Fraternidade, que tem como tema a Saúde Pública, a Rede de Fé e Política deve engajar-se na 5ª Semana Social Brasileira (5ª SSB), que tem como tema “O Estado que temos e o Estado que queremos”.
A Semana Social é uma iniciativa da CNBB através da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz. Com esse tema a Igreja Católica quer oferecer à sociedade brasileira um espaço de discussão e de proposição para a Reforma Política.
A Rede Fé e Política tirou duas prioridades para 2012: Primeiro, trabalhar para colocar a 5ª SSB na agenda de igrejas, pastorais e da sociedade civil organizada do Estado do Rio de Janeiro. Em segundo lugar, favorecer uma reflexão séria sobre as Eleições de 2012, visando superar o clima criado pela grande imprensa de que política não presta, que tudo “está tudo dominado”, e é melhor “ficar fora dessa”.

Iniciamos a reunião com um momento celebrativo, recordando as lutas que estão acontecendo. Foi recordado que no dia 21 de janeiro a Rede Fé e Política participou da Caminhada da Terra em São João da Barra, RJ, em solidariedade aos agricultores e pescadores expulsos de suas terras para dar lugar ao megaempreeendimento do Porto do Açu de Eike Batista.

1. Articulação da Rede de Fé e Política no Estado
Em busca da sociedade do Bem-Viver foi o tema de 2011, aprofundado no Fórum de F&P, no V Encontro Estadual, no Fórum de Rio das Ostras-Macaé e com uma significativa participação 8° Encontro Nacional de Fé e Política em Embu das Artes, SP.
A equipe de articulação, no Rio de Janeiro, reúne-se todas as segundas feiras dos meses pares, às 18:30 horas, no Iser Assessoria. Outra reunião Ampliada, com participação de representantes de grupos do Estado está prevista para o dia 25.08.2012.
Para o encaminhamento das atividades da 5ª SSB foi formada uma comissão com a participação de: Tobias, Érika, Maria Alice, Flávio, Paulo, Névio.

2. A 5ª SSB – Semana Social Brasileira no Rio de Janeiro
A diocese de Campos, com o protagonismo de dom Roberto, o novo bispo, deu a largada já no ano passado realizando um Seminário sobre a 5ª SSB. A atividade contou com apoio da Universidade Federal Fluminense e do Ministério Público. A principal decorrência foi o apoio da diocese e da sociedade civil organizada aos direitos dos agricultores e pescadores que estão sendo expropriados de suas terras e retirados em São João da Barra.
A Rede está propondo à arquidiocese do Rio de Janeiro através do Vicariato Episcopal para a Caridade Social, um evento como aquele realizado por ocasião da votação do projeto Ficha Limpa. Padre Manoel Manangão pediu uma proposta concreta, que será preparada pela Comissão.
Os materiais da 5ª SSB já estão prontos. Devem ser encomendados nas Edições CNBB – www.edicoescnbb.com.br – Devemos motivar as paróquias e livrarias paroquiais, que tem direito a 20% de desconto, a comprar e revender esse material (veja quadro abaixo). Além disso, um instrumento fundamental para a Semana Social é o Documento 91 “Por uma Reforma do Estado com Participação Democrática”.

A 5ª SSB deverá estar vinculada à Conferência da ONU denominada Rio+20 a ser realizada no Rio de Janeiro no mês de junho. Está havendo uma articulação social para realizar ao mesmo tempo a “Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental contra a Mercantilização da Vida e da Natureza em defesa dos Bens Comuns”, no Aterro do Flamengo, de 15 a 23 de junho.

Foram definidas algumas atividades de mobilização a serem encaminhadas pela Comissão:
• Um Fórum de Fé e Política
• Um Seminário de Formação para articulares da Semana Social
• Um Encontro Estadual a ser construído com a participação das dioceses e dos movimentos sociais.
• Também existe a disposição de realizar o lançamento da 5ª SSB na Arquidiocese do Rio de Janeiro, através do Vicariato Episcopal para a Caridade Social.
• Paróquias e dioceses, escolas e demais organizações da sociedade civil também deveriam promover eventos relacionados com a 5ª SSB.

3. Eleições 2012
Para as Eleições os grupos de base, comunidades e pastorais poderão contar com uma cartilha que está sendo preparada pelo CEFEP, Centro de Fé e Política Dom Helder Câmara, ligado à CNBB.
O Iser Assessoria está preparando a reedição da Cartilha “Construindo o Poder Local”, um importante subsídio para refletir sobre o momento das eleições municipais, próprio para grupos de base.
Um dos nossos papéis da Rede Fé e Política é incentivar o GAL – Grupo de Acompanhamento do Legislativo e os Comitês de Combate à Corrupção Eleitoral. Devemos trabalhar a idéia que “Voto não tem preço. Tem conseqüências”. Cada grupo local definirá a melhor forma de participação nas eleições.
O ano de atividades da Rede Fé e Política deverá terminar com um Retiro para pessoas que estão na política, no campo institucional, partidário ou que de alguma forma estejam na caminhada do Movimento Nacional de Fé e Política.
Névio Fiorin
Pelo grupo de articulação da Rede F&P

Tags

Artigos relacionados

Um comentário

  1. ISER ASSESSORIA PARABÉNS POR VOCÊS EXISTIREM,AQUI NO RIO E NO BRASIL;QUERIA LHES DEDICAR UMA ORAÇÃO QUE REZÁVAMOS LÁ NO ASSENTAMENTO EMANOEL JOAQUIM,EM AREIA NA PARAÍBA;

    ANTES DE LER A BIBLÍA;
    oh,bom Deus.
    instrui os nossos corações e a nossa mente,com a luz do espírito santo,para que possamos compreender a sagrada escritura.Que a vossa santa palavra penetre em nossa vida e transborde em nossas ações.
    Tornai-nos militantes de vosso projeto.
    amém.
    HASTA LÁ VICTÓRIA E SIEMPRE.UM ABRAÇO FRATERNO DE SEU IRMÃO;CARLINHO,RIO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close