ArtigoNotíciaPublicaçãoVídeo

O Voo da Primavera

Um Documentário sobre D. Tomás Balduino, que foi bispo de Goiás

Apresentação publicada por IHU em 30 Abril 2019:

luta pela terra e pelo território representam um capítulo longo e violento da história brasileira. Essa história, que passa pelo avanço do capitalismo no campo, esteve permeada pela expropriação material e simbólica dos povos indígenas, das populações tradicionais e comunidades camponesas, além de ter resultado em milhares assassinatos durantes os conflitos no campo. Em contrapartida, o povo organizado em movimentos sociais com apoio de diferentes organizações tem construído dialeticamente uma base sólida de luta e resistência. Nesse processo estiveram imersos, direta ou indiretamente, vários sujeitos e instituições. Alguns setores da Igreja, a partir de grupos ligados à concepção da Teologia da Libertação, compuseram a raiz da luta a terra, pelo território, pelo povo do campo e da floresta.

Dom Tomás Balduino, que atuou como Bispo na Cidade de Goiás entre 1967 e 1998, foi um personagem importante da resistência com o povo. Defendeu durante toda a vida que “Direitos não se pedem de joelhos, mas se exigem de pé”. O longa “O Voo da Primavera” representa um fragmento da luta pela terra e pelo território no país, revelando a resistência indígena, quilombola, camponesa e tendo como linha condutora o trabalho de Dom Tomás Balduino.

Tomás Balduíno, nasceu em 31 de dezembro de 1922, em Posse, Goiás e faleceu e 02 de maio de 2014. Pertenceu à Ordem dominicana.
Segue o vídeo (duração: 1:37:26)

 

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close