Parcerias Galeria de fotos Links Contatos Home
 
Atividades Desenvolvidas



Curso do Rio
 
 
Ficha de inscrição ENCERRADAS
Programação 2011
 

Encontro Ecumênico de Formação Pastoral

O Curso do Rio é um espaço de formação popular de caráter ecumênico, massivo, participativo e de amplitude regional. O curso é realizado todos os anos no mês de julho, de modo intensivo, durante seis dias, das 8 às 18 horas, e reúne cerca de 200 participantes.

Objetivos:

O objetivo do curso é fornecer formação teológico-pastoral e sociopolítica a lideranças e animadores de comunidades e a cristãos engajados nas pastorais e movimentos populares, procurando articular estudo teórico e experiência pastoral e social, fé e prática, fortalecendo o laicato do estado do Rio de Janeiro.

Capacitar pessoas das comunidades para desenvolverem atividades que favoreçam o exercício da cidadania e incentivar as pessoas das comunidades a participarem como cidadãos e cidadãs, de forma organizada, na transformação da sociedade brasileira.

O Curso do Rio pretende promover uma maior articulação entre pessoas e grupos que atuam em diferentes igrejas, contextos sociais e regiões, com enriquecimento pessoal e desdobramentos posteriores diversos, como intercâmbio, parcerias e surgimento de novas atividades.

O tema é aprofundado a partir dos enfoques sociológico, bíblico-teológico e pastoral, e relacionado com a prática dos participantes na pastoral popular e nos movimentos sociais.

Caráter do Curso

- Popular:
Quanto ao público é dirigido prioritariamente a cristãos e cristãs engajados em pastorais sociais e movimentos populares. O curso pretende ser popular, ainda, quanto à metodologia, procurando associar o conhecimento acadêmico ao saber adquirido na prática eclesial e social. Para isso são de grande valia a dinâmica participativa e as atividades pedagógicas desenvolvidas em oficinas, como Teatro Popular, Dança, Criatividade e Arte, Metodologia do Trabalho com Jovens, Saúde Alternativa, Bio-dança, Liturgia Inculturada, Espiritualidade do Corpo e outras.

- Ecumênico:
O Curso do Rio quer ser um lugar de partilha e de comunhão entre cristãos de diferentes igrejas que na sua prática social enfrentam os mesmos desafios; busca desenvolver práticas que valorizem as diferenças e desenvolvam a tolerância frente à diversidade religiosa; quer também contribuir para a construção e o fomento de redes de solidariedade ecumênicas e inter-religiosas.

- Massivo:
O Curso do Rio reúne anualmente cerca de 200 participantes. Ao alternar momentos massivos de plenário com momentos de reflexão grupal, o curso pretende criar situações que facilitem a troca de experiências e a discussão em profundidade dos temas apresentados por assessores qualificados.

- Regional:
A proposta do curso surgiu para atender a uma lacuna regional de formação. Por isso o curso destina-se a atender prioritariamente ao público do estado do Rio de Janeiro.

- Participativo:
O Curso inclui uma grande participação de voluntários para as equipes de serviço que atuam em sua organização, preparação e realização. Isto lhe dá o caráter de um grande mutirão de formação do qual participam teólogos, biblistas, cientistas sociais, agentes de pastoral, leigos e leigas engajados em pastorais e nas lutas sociais. Os participantes do curso que vêm de outras cidades e de bairros distantes da região metropolitana são hospedados em comunidades próximas, centros comunitários e casas de família.

Temas dos Cursos já realizados:

2010 - Fé e Ecologia: por um desenvolvimento social e ecológico
2009 - Igreja e Transformação Social: O Brasil que queremos
2008 - Igreja e Educação Popular: desafios e perspectivas
2007 - Mundo do Trabalho e Exclusão Social: Construindo Alternativas
2006 - Meio Ambiente: Projeto de Deus. Cuidar da Casa, Defender a Vida
2005 - Fé e Cidadania: Outra Cidade é possível!
2004 - Construção da Paz
2003 - Fé e Cidadania
2002 - Juventude, Religião e Transformação Social
2001 - Espiritualidade e Compromisso
2000 - Diversidade Religiosa: caminhos e desafios para o diálogo
1999 - Apocalipse: Fim do mundo?! Para entender o Apocalipse hoje
1998 - Construir a utopia para um milênio novo
1997 - Subjetividade e Compromisso
1996 - Neoliberalismo e Exclusão Social
1995 - Os Clamores da Cidade

 
topo
 
Iser Assessoria
Rua México, 31 - sala 501 Cinelândia - Rio de Janeiro, RJ CEP:20031-144
Tel.: (21) 2524-9761 iserassessoria@iserassessoria.org.br