Parcerias Galeria de fotos Links Contatos Home
 
Atividades Desenvolvidas



Pesquisas
 
 
 

O Iser Assessoria se dedica também a pesquisas que abordam a relação entre religião e sociedade. A maioria das pesquisas já realizadas estava vinculada a processos de avaliação e de planejamento de atividades pastorais, educativas e/ou políticas. Em todos estes trabalhos há a associação entre a abordagem teórica e a perspectiva instrumental, no sentido de buscar elementos que possam contribuir para tornar a atuação dos grupos mais eficaz.

 

1. Juventude Brasileira e Democracia - participação, esferas e políticas públicas, 2004-2005

O Iser Assessoria, em parceria com o Observatório Jovem da Universidade Federal Fluminense, foi responsável pela realização desta pesquisa na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Trata-se de uma iniciativa das ONGs Ibase e Pólis que analisou as formas, conteúdos e sentidos da participação de jovens entre 15 e 24 anos nas esferas sociais públicas e políticas, consideradas estratégicas para a consolidação da democracia no Brasil. Foi realizada em oito regiões metropolitanas (Belém, Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre). Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a responsabilidade foi do Iser Assessoria e do Observatório Jovem da Universidade Federal Fluminense.

Os trabalhos se estenderam entre julho de 2004 e novembro de 2005, e envolveram duas abordagens metodológicas: uma pesquisa de opinião em que 8 mil jovens foram entrevistados e a os grupos de diálogo, que reuniram 913 jovens em todo o Brasil. A pesquisa foi realizada com o apoio de duas organizações canadenses, o CPRN (Canadian Policy Research Networks -Redes Canadenses de Pesquisa em Políticas Públicas),que prestou assessoria metodológica, e o IDRC (International Development Research Centre - Centro de Pesquisas para o Desenvolvimento Internacional), que forneceu o aporte financeiro.

A produção de informação qualificada sobre a participação juvenil na esfera pública brasileira também teve o objetivo colaborar no processo recentemente iniciado de formulação de políticas públicas de juventude em nosso país. Os resultados foram divulgados em diversas publicações, meios de comunicação e em eventos organizados em cada região metropolitana, com a presença de jovens participantes da pesquisa, de gestores de políticas públicas, parlamentares, representantes de movimentos juvenis, pesquisadores e jornalistas.

Acesse os documentos produzidos ao longo dessa pesquisa.

Equipe de pesquisa no Rio de Janeiro: Solange Rodrigues (supervisora regional - Iser Assessoria), Alexandre Aguiar (pesquisador - Observatório Jovem) e Marilena Cunha (pesquisadora associada).


2. PESQUISA O COTIDIANO DAS CEBS , 2002-2004

O Iser Assessoria realizou uma pesquisa sobre o Cotidiano das Cebs. O objetivo da pesquisa foi captar como as Comunidades Eclesiais de Base no Brasil vivem atualmente seu cotidiano, a partir de três eixos fundamentais: celebração e reflexão, ação social e política e organização, levando em conta, ainda, as perspectivas transversais de gênero, etnia/raça, classe e geração, e percebendo, em um contexto de transformação, as permanências, as rupturas e os temas emergentes.

Nos últimos 10 anos, as Cebs vêm sofrendo mudanças, no bojo das profundas transformações que ocorrem em nível nacional e internacional, tanto no âmbito eclesial quanto no da sociedade como um todo. Entre estas, se destacam as conseqüências do crescimento do Pentecostalismo e, no interior da Igreja católica, do Movimento Carismático. Estas duas experiências religiosas têm sido privilegiadas nos estudos atuais sobre religião no Brasil e há uma lacuna sobre as Cebs. As referências públicas sobre elas sugerem desmobilização. Por outro lado, os encontros regionais e nacionais de Cebs mostram uma grande vitalidade deste universo social e religioso. Concretamente, percebe-se que as Cebs hoje têm menos visibilidade. Mas não há informações atualizadas e sistemáticas sobre o dia a dia de milhares de comunidades espalhadas pelo país, uma vez que as últimas pesquisas, realizadas há mais de dez anos, não dão conta das novas questões. Daí a necessidade de se atualizar o conhecimento que se tem das Cebs do Brasil.

A idéia da pesquisa surgiu em 2000, durante o seminário nacional dos assessores de Cebs realizado em Goiânia - em preparação ao Xo. Encontro Intereclesial - e foi reiterada em outros encontros. Nos anos de 2001 e 2002, O Iser Assessoria dedicou-se à reflexão sobre a proposta e à elaboração da proposta metodológica. Em 2003 foi realizado um estudo sobre Cebs dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, do qual resultaram o caderno As cebs hoje: síntese de uma pesquisa em Minas Gerais e Rio de Janeiro (2004), e um artigo publicado na revista Religião e Sociedade, destinado a um público de especialistas.

Equipe de pesquisa: Ivo Lesbaupin, Lúcia Ribeiro, Névio Fiorin e Solange dos Santos Rodrigues (coordenadores e redatores). Pesquisadores de campo: João Marcus Figueiredo Assis, Jorge Alexandre Oliveira Alves, Lady Christina de Almeida e Marilena Cunha. Assistente de pesquisa: Aline Ferreira.

3. Religiosas da Assunção - Província do Brasil. Pesquisa de Avaliação, 2000-2001

Equipe de Pesquisa: Névio Fiorin, Renata Menezes e Solange dos Santos Rodrigues (supervisão), Sílvia Regina Fernandes (pesquisadora convidada), Cláudia de Fátima Ramos Frutuoso (auxiliar de pesquisa).

4. Avaliação Pastoral da Diocese de Nova Iguaçu, 1999-2000

Pesquisador: Névio Fiorin.

5. Avaliação Pastoral da Diocese de São Mateus, 1992-1995

Equipe de Pesquisa: Solange dos Santos Rodrigues (coordenadora), José Cláudio de Souza Alves (convidado). Estatísticos: Daniel Sasson, Marcelo Trindade Pitta, Ronir Raggio Luiz.


6. Avaliação Pastoral da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, 1992-1995

Equipe de pesquisa: Pedro A. Ribeiro de Oliveira (coordenador), Carlos Alberto Steil, Névio Fiorin. Estatísticos: Daniel Sasson, Marcelo Trindade Pitta, Ronir Raggio Luiz.


7. Avaliação Pastoral da Diocese de Bonfim, 1991-1993.

Equipe de pesquisa: Ivo Lesbaupin (coordenador), Solange dos Santos Rodrigues. Estatísticos: Daniel Sasson, Marcelo Trindade Pitta, Ronir Raggio Luiz.


8. Igreja e Desenvolvimento Social Avaliação do Trabalho Comunitário na Prelazia de Cametá, 1991-1993.

Equipe de pesquisa: Rogerio Valle (coordenador), Ivo Lesbaupin, Elizabete Vicari do Valle (até outubro/91), Marcelo Trindade Pitta (estatístico).


9. A Ação Católica Operária diante das atuais mudanças na sociedade brasileira, 1991-1993

Equipe de pesquisa: Rogerio Valle (coordenador), Elizabete Vicari do Valle (até outubro/91).


10. Pesquisa de Avaliação Pastoral da Diocese de Bom Jesus da Lapa, 1990-1993.

Equipe de pesquisa: Pedro A. Ribeiro de Oliveira (coordenador), Carlos Alberto Steil, Benedito Ferraro (pesquisador convidado).


11. Avaliação da Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia, 1990-1993.

Equipe de pesquisa: Paulo Fernando Carneiro de Andrade (Coordenador), Solange dos Santos Rodrigues, Elizabete Vicari do Valle (até outubro/91), Marcelo Trindade Pitta (estatístico), Heloisa Schmidt de Andrade (pesquisadora associada), Pe. Ricardo Rezende Figueira (colaborador).


12. Pesquisa de Avaliação do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES) - 1968 a 1990, 1990-1991.

Equipe de pesquisa: Carlos Alberto Steil (Coordenador), Solange dos Santos Rodrigues, Elizabete Vicari do Valle (pesquisadoras), Isabel Carvalho (pesquisadora convidada), Laura Ribeiro de Oliveira (assistente de pesquisa)


13. Levantamento Pastoral da Prelazia de São Félix do Araguaia, 1988-1990.

Publicação: Oliveira, Pedro de A. Ribeiro; Rodrigues, Solange dos Santos; Menezes, Renata de Castro (1996). Reforçando a rede de uma Igreja missionária: uma avaliação pastoral da Prelazia de São Félix do Araguaia. São Paulo, Paulinas.

Equipe de pesquisa: Pedro A. Ribeiro de Oliveira (Coordenador), Carlos Alberto Steil, Solange dos Santos Rodrigues, Marcio da Costa (pesquisador convidado), José Cláudio Souza Alves (pesquisador convidado), Fernanda Macruz (auxiliar de pesquisa), Renata de Castro Menezes (edição do material para publicação);


14. Avaliação Pastoral da Diocese de Picos, 1989-1990.

Equipe de pesquisa: Rogerio Valle (coordenador), Elizabete Vicari do Valle (pesquisadora) e Maria das Dores Rufino Costa (pesquisadora associada)


15. Devoção nas grandes cidades: o Santuário de São Judas Tadeu em São Paulo, 1989.

Equipe de pesquisa: Pedro A. Ribeiro de Oliveira (supervisor), Carlos Alberto Steil e Regina Célia Reyes Novaes (consultores), Solange dos Santos Rodrigues (pesquisadora), Rodolfo Guttilla (pesquisador convidado) e Josinaldo Aleixo de Souza (assistente de pesquisa).


16. Democracia na Igreja, O Caso da Diocese de Crateús Ceará, 1988-1990.

Equipe de pesquisa: Ivo Lesbaupin (coordenador), Solange dos Santos Rodrigues, Bárbara Pataro Bucker.


17. Grande Avaliação da Arquidiocese de Vitória, 1984-1987

Equipe de pesquisa: Pedro A. Ribeiro de Oliveira (coordenador), Carlos Alberto Steil, Faustino Luiz Couto Teixeira, Solange dos Santos Rodrigues.

 
topo
 
Iser Assessoria
Rua México, 31 - sala 501 Cinelândia - Rio de Janeiro, RJ CEP:20031-144
Tel.: (21) 2524-9761 iserassessoria@iserassessoria.org.br