Parcerias Galeria de fotos Links Contatos Home
 
Atividades Desenvolvidas



Assessorias
 
 
 

As assessorias têm como objetivo contribuir para que os setores populares, através da informação e do conhecimento, se tornem sujeitos na construção de uma sociedade mais justa e democrática. Elas são atividades de formação nas quais se procura estabelecer uma “circulação de saberes” entre os assessores, a maioria envolvidos com o trabalho intelectual, e os participantes que, trabalhando diretamente com as bases, acumulam um importante capital de conhecimentos, experiências, inquietações. Esse intercâmbio com pessoas que acompanham mais de perto os grupos populares nos possibilita obter uma visão mais abrangente da realidade nacional e estabelecer os programas de atuação e novas metas de estudos e pesquisas. Portanto, através das assessorias entramos em contato com os desafios enfrentados pelas bases; contato que nos estimula a refletir e pesquisar as novas questões colocadas pela realidade social.

Nos últimos anos foram realizadas mais de cem assessorias por ano atingindo diretamente mais de dez mil pessoas (ver quadros comparativos), média que pretendemos manter.

Através desse tipo de atividade busca-se, por um lado, atender diretamente à demanda de formação de agentes multiplicadores que atuam nas CEBs, pastorais, movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos. São agentes de pastoral (padres, religiosas e leigos), animadores/as de comunidades, lideranças populares, estudantes, jovens. Por outro lado, participando ativamente de mesas de debate em fóruns, congressos e seminários, onde se reúnem professores, pesquisadores e outros assessores, procura-se ampliar a discussão sobre a participação popular na construção de uma nova sociedade. Esse contato é um importante espaço de diálogo onde se confrontam diferentes áreas do conhecimento e propostas alternativas para a sociedade atual. Contribui ainda para dar maior visibilidade ao trabalho popular e atrair outros setores da sociedade para essa luta.

As assessorias podem ter a forma de debates ou conferências, assessoramento a encontros ou assembléias. São solicitadas por diferentes instituições ligadas à igreja católica (CNBB e seus organismos pastorais, dioceses ou organizações diocesanas, paróquias ou redes de comunidades eclesiais de base, pastorais ou movimentos religiosos, congregações religiosas, faculdades de teologia), organismos pastorais e ecumênicos e organizações da sociedade civil (ongs, movimentos sociais, partidos políticos).

Desse conjunto, destacamos a importância de nossa relação com as CEBs, suas articulações em diferentes níveis e seus encontros intereclesiais; as assessorias no campo da leitura popular da Bíblia para animadores de CEBs e agentes de pastoral, articulando a experiência de fé e a ação transformadora; as assessorias sobre diálogo inter-religioso e ecumenismo, destacando a importância dessa aproximação para a construção da paz entre as pessoas e as nações.

Um outro destaque são as assessorias sobre as relações de gênero, enfocando diferentes ângulos: seus vínculos com a afirmação da cidadania plena de mulheres e homens; a relação entre relações de gênero, vivência da sexualidade e religião; e a maneira como as relações de gênero expressam relações de poder nas igrejas.

Outro conjunto de assessorias diz respeito ao tema da juventude, religião e participação social. Elas procuram reforçar os processos de construção da cidadania dos jovens, incentivando a participação dos próprios jovens na formulação de políticas públicas que interessam a esse segmento da população. Além disso, tratam das diferentes culturas juvenis e do papel da experiência religiosa no impulso à participação social dos jovens brasileiros.

Quando à metodologia das assessorias, sempre procuramos nos guiar pelos princípios da Educação Popular afirmados por autores como Paulo Freire. Mas desde 2000 estamos procurando incorporar outras linguagens para apreensão e expressão da realidade, valorizando a dimensão artística e sensorial, o conhecimento popular e buscando uma formação mais integral da pessoa humana.

 
topo
 
Iser Assessoria
Rua México, 31 - sala 501 Cinelândia - Rio de Janeiro, RJ CEP:20031-144
Tel.: (21) 2524-9761 iserassessoria@iserassessoria.org.br