Parcerias Galeria de fotos Links Contatos Home
 
A Instituição



Quem somos
 
 

O Iser Assessoria é uma organização não governamental que desenvolve atividades de formação, pesquisas e produção de subsídios, atendendo a movimentos e organizações populares, sindicatos. comunidades de base e igrejas cristãs espalhadas por todo o Brasil.
Nossa equipe de trabalho é formada por assessores e assessoras das áreas de Antropologia, Sociologia e Teologia.
Seu compromisso fundamental é com a criação de uma sociedade livre, justa, solidária e democrática.

Missão

O Iser Assessoria é uma associação sem fins lucrativos, uma organização não governamental, cuja missão é fortalecer a democracia participativa nos campos político e eclesial, com vistas à superação das desigualdades sociais, à ampliação da esfera dos direitos e à afirmação da cidadania. Assume como tarefa um melhor conhecimento e compreensão do campo religioso brasileiro e busca o aprofundamento do ecumenismo e do diálogo inter-religioso. O Iser Assessoria quer reforçar os processos de construção da cidadania, incentivando a participação de setores da sociedade civil - especialmente dos setores populares - na formulação e no controle das políticas públicas. Suas formas específicas de contribuição são a formação, a pesquisa, a produção e a difusão de conhecimentos no campo das Ciências Sociais e da Teologia.


Origens

O Iser Assessoria surgiu da Equipe de Assessoria às Organizações de Base e Entidades Religiosas, criada no ISER - Instituto de Estudos da Religião - em 1982. Num contexto de grande mobilização dos movimentos populares e de expansão da Teologia da Libertação e das Comunidades Eclesiais de Base, essa equipe procurava promover a "circulação de saberes", através de atividades de formação, das quais as mais características são as assessorias, que estão na origem de nossa instituição.
As assessorias são cursos ou encontros que duram entre dois dias e uma semana, ou ainda palestras e debates. Destinam-se a agentes multiplicadores, que atuam em igrejas, pastorais, movimentos sociais, organizações da sociedade civil, partidos e instituições de ensino de todo o país. Há nessas assessorias uma partilha de interesses e inquietações entre os membros da equipe - de formação acadêmica, mas com uma atuação social - e aqueles que trabalham diretamente com as bases. É esse contato com os desafios enfrentados pela sociedade civil organizada, que nos estimula a incorporar novos temas para formação, estudos e pesquisas.
Aos poucos, a Equipe de Assessoria foi incorporando outras atividades, até se transformar, em 1995, numa ONG autônoma, o Iser Assessoria.


Objetivos

  •  Oferecer formação às pessoas das classes populares e agentes intermediários, para que possam participar plenamente no processo de democratização da sociedade e das igrejas;
  •  Difundir conhecimentos para a constituição de uma consciência crítica nos meios populares;
  •  Desenvolver pesquisas para promover a inter-relação entre religião e transformação social;
  •  Produzir subsídios teóricos tanto para quadros intermediários quanto para lideranças populares, para reforçar seus movimentos sociais.

Objetivos estratégicos para o triênio 2010-2012

  • Defender um conceito de desenvolvimento integral que abarque a questão ecológica como central, de modo a contribuir para a superação do modelo produtivista-consumista.
  • Apoiar o processo de consolidação da "Assembléia Popular" (articulação nacional de movimentos populares e pastorais sociais); envolver as bases das Igrejas cristãs nesta Assembléia, contribuindo para torná-la mais democrática, ativa e propositiva; colaborar na elaboração e na difusão do projeto popular "O Brasil que queremos".
  • Fortalecer a organização dos setores populares para o exercício do controle social das políticas e das instituições públicas, através do apoio a experiências de G.A.L. (Grupos de Acompanhamento do Legislativo) e a mandatos participativos; investir em cursos de formação para G.A.L.
  • Acompanhar a caminhada das Comunidades de Base (CEBs), assessorando encontros intereclesiais, produzindo subsídios para membros e agentes de pastoral, fortalecendo a leitura popular da Bíblia.
  • Contribuir para o aprofundamento da Teologia da Libertação, participando e apoiando redes e fóruns que produzem e debatem esta teologia, estimulando particularmente a abertura para a questão ecológica.
  • Contribuir para consolidar o Movimento Fé e Política tanto a nível nacional como estadual (estado do Rio de Janeiro), para que os cristãos se sintam motivados para a ação transformadora, encontrem apoio solidário em sua ação e desenvolvam uma espiritualidade libertadora.
  • Desenvolver entre os jovens concepções e práticas de democracia participativa, para pressionar pela constituição de políticas públicas para a juventude, através da promoção de grupos de diálogo e da produção e difusão de informações sobre a condição juvenil no Brasil atual.
  • Reforçar alianças para o ecumenismo e o diálogo inter-religioso, ampliando iniciativas nesta direção, ampliando a participação na Rede Cone Sul de Centros de Formação de Leigos (Oikosnet América Latina).

Público

Através de iniciativas próprias e de convites feitos por Igrejas, organismos pastorais, movimentos populares e organizações não-governamentais, o Iser Assessoria atende a grupos de base, agentes intermediários e lideranças comunitárias, sindicais e político-partidárias.

Região de atuação

O Iser Assessoria se dispõe a estar presente em todo o território brasileiro. Nos últimos anos a demanda tem se concentrado nos estados da região sudeste; no entanto, em algumas dessas atividades estão presentes agentes multiplicadores vindos de diversas regiões do país. Eventualmente temos feito assessorias em outros países e participado em encontros internacionais promovidos por organizações não-governamentais e agências de cooperação.


topo

 
Iser Assessoria
Rua México, 31 - sala 501 Cinelândia - Rio de Janeiro, RJ CEP:20031-144
Tel.: (21) 2524-9761 iserassessoria@iserassessoria.org.br