Parcerias Galeria de fotos Links Contatos Home
 
A Instituição



Programas
 
 

Programa Cidadania e Democracia

No processo de aprofundamento da democracia em nosso país, a religião sempre foi muito presente ao longo de nossa história e um importante organizador e motivador para a ação social. Existem profundas relações entre religião, cidadania e democracia, e a religião tem um potencial mobilizador para a transformação social.
O programa contém as seguintes linhas de ação:

Cidadania e Controle Social

A democracia real não tem possibilitado uma efetiva soberania popular. É importante reforçar as organizações populares, e refletir criticamente sobre as possibilidades e os limites abertos pelas instituições existentes, a fim de ampliar os espaços de participação. Para incentivar e promover práticas e instituições de controle social sobre o poder político, constituindo uma espécie de contra-poder popular, vamos formar pessoas e lideranças para o acompanhamento do legislativo e para ampliar sua capacidade de participação.

Exclusão social, políticas públicas e conjuntura

Uma de nossas contribuições mais constantes como entidade tem sido a produção regular de análises da conjuntura sócio-econômico-política brasileira, que estamos disponibilizando através de nosso sítio na Internet. Queremos completar esta tarefa tornando disponíveis para o público indicadores sobre a situação da exclusão social no Brasil, a fim de oferecer subsídios para a ação social.

Fé e Política

Um dos pilares de nossa atuação é o apoio a grupos de "fé e política", formados por pessoas cristãs que consideram a política uma dimensão fundamental da vivência de sua fé, e a fé o horizonte de sua utopia. Apoiamos tanto diretamente os grupos de reflexão, celebração e aprofundamento, como o Movimento Fé e Política, que pretende articular esses grupos enquanto um serviço de formação e informação sobre questões de política, cultura, ecologia, ética e espiritualidade.

Juventude

A perspectiva que perpassa essa linha é a de considerar os jovens como sujeitos de direitos, os quais devem ter possibilidades de garantia da igualdade com respeito às diferenças. Isto é desenvolvido através da produção e circulação de informação qualificada sobre a situação juvenil no Brasil atual; da análise de políticas públicas de juventude vigentes; do incentivo à participação dos jovens nos fóruns de debate das políticas públicas.


Programa Religião e Sociedade

No processo de aprofundamento da democracia em nosso país, é preciso considerar a religião, que sempre foi ao longo de nossa história uma importante motivação para a ação social. É preciso reconhecer esse campo como um lugar onde se estabelecem relações entre religião, cidadania e democracia, e com um potencial mobilizador para a transformação social.

O programa contém as seguintes linhas:

CEBs

Desde o início de nossa equipe, temos acompanhado e apoiado as Comunidades Eclesiais de Base, assessorado seus encontros, produzido subsídios para suas lideranças e agentes de pastoral. Na nossa compreensão, as CEBs representam um novo modo de ser Igreja, uma atualização da experiência da Igreja primitiva, assim como possibilitam efetivar o compromisso da comunidade com a transformação social em prol de um outro mundo possível. Em 2007 vamos organizar um Seminário de Assessores nacionais das Cebs, em preparação ao 12º. Encontro Intereclesial, para discutir os desafios atuais das comunidades de base.

Teologia da Libertação

Nesse projeto, pretendemos enfrentar o desafio de reatualizar e divulgar essa linha teológica original da América Latina, que tanta importância tem tido e pode vir a ter em processos de libertação de todo o mundo. Queremos também participar e apoiar redes e fóruns para produzir e divulgar a Teologia da Libertação.

Diálogo Inter-religioso, Ecumenismo e Campo Religioso Brasileiro

O estudo e a reflexão sobre o fenômeno religioso tem sido característico de nossa equipe desde o início de sua formação. O campo religioso brasileiro tem se diversificado nos últimos tempos. Por outro lado, um certo arrefecimento do movimento ecumênico e o ressurgimento de fundamentalismos nos leva a enfatizar cada vez mais o diálogo inter-religioso, a convivência e o respeito, assim como a ação comum por um mundo mais justo.

Rede de Intercâmbio Brasil-Moçambique-Suécia

Desde 2002 a Missão da Igreja Sueca, junto com o Iser Assessoria estabeleceram com a Igreja Anglicana de Moçambique um intercâmbio teológico-pastoral, que privilegia a leitura popular da Bíblia e a metodologia para relacionar Evangelho e realidade social. Esta colaboração tripartite e ecumênica envolve cursos, seminários e visitas entre os países participantes.

Curso do Rio

O Curso do Rio é um espaço ecumênico de formação teológico-pastoral e sociopolítica, de amplitude estadual, realizado em parceria com leigas e leigos cristãos que atuam em diversas pastorais. Ele ocorre no mês de julho, durante uma semana, e reúne entre 100 e 200 participantes. Metodologicamente, ele procura articular o conhecimento sistematizado à prática dos participantes, através de dinâmicas participativas e oficinas como teatro e expressão, comunicação, pintura, dança, liturgia e outras, potencializando a ação pastoral. Seus temas baseiam-se em questões que emergem das comunidades.

 

topo
Iser Assessoria
Rua México, 31 - sala 501 Cinelândia - Rio de Janeiro, RJ CEP:20031-144
Tel.: (21) 2524-9761 iserassessoria@iserassessoria.org.br