Parcerias Galeria de fotos Links Contatos Home
 
A Instituição



Equipe
 
 

Diretoria:

Presidente: Ricardo de Gouvêa Corrêa, arquiteto
Vice-presidente: Leonardo Boff, teólogo
Secretária: Maria Helena Arrochelas Correa, diretora, CAAL
Tesoureiro: Terezinha Aparecida de Vasconcelos, assistente social
Vogal: : José Cláudio Souza Alves, sociólogo.
Conselho Fiscal: Mozart João de Noronha Melo, professor universitário e pastor, Antônio Moser, teólogo, franciscano e Volney José Berkenbrock, teólogo, franciscano.

Equipe permanente:

Ivo Lesbaupin (Secretário Executivo)
Névio Fiorin (Secretário Adjunto)
Francisco Orofino - coordenador do Programa Religião e Sociedade
Solange S. Rodrigues - coordenadora do Programa Cidadania e Democracia
Conselho Consultivo: os membros da equipe permanente e mais Lúcia Ribeiro

Equipe de Assessores/as:

Faustino Luiz Couto Teixeira (Dudu Teixeira)
teólogo. Atualmente se dedica à Ciência da Religião, trabalhando com os temas de campo religioso, catolicismo no Brasil, ecumenismo, diálogo inter-religioso, teologia das religiões e mística comparada. Fez doutorado na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1985), sobre a questão das comunidades eclesiais de base no Brasil (A fé na vida. Um estudo teológico-pastoral sobre a experiência das comunidades eclesiais de base no Brasil), e pós-doutorado na mesma Universidade (1998), sobre a teologia cristã do pluralismo religioso. É professor no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Francisco Orofino
é biblista e educador popular. Assessora grupos populares e comunidades de base nos municípios da Baixada Fluminense. Leciona em Institutos de Teologia voltados para a formação de leigos. É também assessor nacional do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos). Fez tese de doutorado em Teologia Bíblica na PUC-Rio (2000), sobre a legislação de remissão de dívidas no Antigo Oriente Médio. (A Anistia de Neemias - Uma leitura de Ne 5 à luz dos Decretos de Anistia dos reis mesopotâmicos).

Ivo Lesbaupin
é sociólogo. Trabalha com os temas de sociologia da religião, movimentos sociais e poder local. Nos últimos anos, tem levantado indicadores sócio-econômicos para análises de conjuntura nacionais e pesquisado sobre religiões no Brasil e prefeituras democrático-populares. É doutor em Sociologia pela Universidade de Toulouse-le-Mirail (1987), com tese sobre a relação entre as CEBs e os movimentos sociais (Mouvement populaire, église catholique et politique au Brésil: l´apport des communautés écclesiales urbaines de base aux mouvements populaires ). É pesquisador do CNPq e coordenador do Núcleo de Pesquisa "Exclusão Social e Poder Local" na Escola de Serviço Social da UFRJ.

Lúcia Ribeiro de Souza
é socióloga. Tem-se dedicado à pesquisa sobre religião, sexualidade, reprodução e relações de gênero, atenta ao desenvolvimento dessa temática nas CEBs. Atualmente, além de assessorias e publicações sobre esses temas, realiza uma pesquisa sobre religião e imigração. É mestre em Sociologia Flacso, Santiago do Chile (1970), com dissertação sobre a capacidade dos jovens de tomar consciência e de se posicionar criticamente diante dos problemas sociais, e verificar como isto se dava principalmente entre os setores populares (" La actitud de protesta entre la juventud de los sectores populares urbanos"),

Névio Fiorin
é pastoralista. Acompanha e assessora a pastoral popular, especialmente as CEBs da Baixada Fluminense, quanto a sua dinâmica interna, a articulação entre fé e política e a sua relação no campo religioso brasileiro. É graduado em Filosofia e Teologia, pelo Instituo Teológico Franciscano.

Paulo Fernando Carneiro de Andrade
é teólogo, e pesquisa temas de ética social, Doutrina Social da Igreja e relações entre fé e política bem como questões relativas ao campo religioso brasileiro e religiosidade popular. É doutor em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1989) com tese sobre o uso das ciências sociais na teologia da Libertação (Fé e eficácia. O uso da sociologia na Teologia da Libertação) É professor do Departamento de Teologia da PUC-Rio.

Pedro A. Ribeiro de Oliveira
Sociólogo, desde 1975 asessora as Cebs e Pastorais populares. Seu tema mais permanente de pesquisa é a Igreja Católica no Brasil, isto é, sua estrutura, sua história e suas relações com a Sociedade e o Estado. Neste campo se inscrevem suas pesquisas sobre as CEBs e as avaliações pastorais de dioceses, sendo que seus primeiros trabalhos versaram sobre o catolicismo popular. Fez doutorado na Universidade Católica de Louvaina, na Bélgica (1979). Durante mais de 30 anos foi professor em várias universidades. É professor há mais de 30 anos.

Solange dos Santos Rodrigues
é socióloga, e tem se dedicado às análises das relações entre religião e política; do campo religioso brasileiro, em especial o catolicismo contemporâneo e das Cebs. Nos últimos anos trabalha o tema da participação social da juventude brasileira. É Mestre em Sociologia pelo IFCS/UFRJ (1997), e sua dissertação trata da produção bibliográfica sobre as Cebs (Comunidades Eclesiais de base no Brasil: interfaces entre religião, política e produção do conhecimento).

Apoio Técnico:

Carla Simone Barbosa de Brito, secretária
Maria Míriam Galdino Epifânio, serviços gerais.

Demais sócios:

Carlos Alberto Steil, antropólogo
Paulo Afonso de Araújo, filósofo
Cecília Loreto Mariz, socióloga;
Edson Fernando de Almeida, psicólogo
Eliane Ribeiro de Andrade, socióloga
José Cláudio Souza Alves, sociólogo
Regina Célia Reyes Novaes, antropóloga
Regina Helena Sizenando Rocha, socióloga
Renata de Castro Menezes, antropóloga

 
topo
Iser Assessoria
Rua México, 31 - sala 501 Cinelândia - Rio de Janeiro, RJ CEP:20031-144
Tel.: (21) 2524-9761 iserassessoria@iserassessoria.org.br