LivroNotíciaPost

Lançamento do livro de Pedro Ribeiro “Fé e Política: uma trajetória”

São Paulo - 1/12/2018

Pedro Ribeiro lançou seu livro “Fé e Política: uma trajetória” na noite do dia 1º de dezembro, no Centro de Formação Sagrada Família, em São Paulo. Estiveram presentes cerca de 30 pessoas, a maioria de São Paulo, e membros da coordenação nacional do Movimento de Fé e Política, de vários estados.

Depois de falar sobre o conteúdo do livro, que versa sobre o seu itinerário desde a JEC (Juventude Estudantil Católica), passando pelo Grupo de Emaús, pela assessoria à CNBB e o engajamento no Movimento Fé e Política, Pedro abriu a palavra aos demais. Falou-se das dificuldades da situação política atual, mas também dos sinais de esperança em muitas articulações que estão sendo feitas para garantir a resistência em defesa dos direitos e o dinamismo de comunidades de fé.

Apresentação de Frei Betto

Este livro contém uma rara preciosidade: o testemunho de um militante cristão que, oriundo de família rica, abraçou o marxismo como método de análise da realidade e dedicou a vida a assessorar movimentos pastorais e sociais integrados pelos segmentos mais pobres da população.

Ler esta trajetória de Pedro de Assis Ribeiro de Oliveira é percorrer a segunda metade do século XX no que teve de melhor: a utopia de que é possível um mundo pós-capitalista, menos desigual e mais livre. Na vida do autor se faz síntese e unidade o que, para tantas pessoas, ainda representa contradição: fé e política; cristianismo e marxismo; origem burguesa e serviço à causa dos pobres.

Esta obra comprova que, se “a fé remove montanhas” (1Cor 13,2), ela também derruba preconceitos de classe, elitismo acadêmico, apego ao individualismo hedonista.

Seguir os passos de Pedro nesta narrativa é conhecer melhor a renovação da Igreja Católica a partir do Concílio Vaticano II; o papel da Ação Católica; as Comunidades Eclesiais de Base; o Movimento Fé e Política; o Grupo Emaús, que congrega teólogos e pastoralistas vinculados à Teologia da Libertação; e tantos outros fatores que hoje se expressam na figura ímpar do papa Francisco.Lançamento Livro de Pedro Ribeiro

“Ler esta trajetória de Pedro de Assis Ribeiro de Oliveira é percorrer a segunda metade do século XX no que teve de melhor: a utopia de que é possível um mundo pós-capitalista, menos desigual e mais livre. Na vida do autor se faz síntese e unidade o que, para tantas pessoas, ainda representa contradição: fé e política; cristianismo e marxismo; origem burguesa e serviço à causa dos pobres” (Frei Betto).

“Pedro se coloca como testemunha engajada e não como protagonista principal (…) Nisso já podemos concluir elementos fundamentais de uma espiritualidade libertadora que começa por um profundo senso do outro e uma bela capacidade de socialização da vida pessoal e de todas as relações em uma lição de política, de fé e de sabedoria da vida. Pedro partilha conosco o seu itinerário de fé, desde a mais tenra juventude no ambiente familiar até o seu compromisso atual na militância das CEBs, do Movimento Fé e Política e na assessoria a tantos grupos eclesiais e movimentos sociais por esse Brasil afora” (Marcelo Barros).

Adquira o seu exemplar pelo preço de R$25,00 (incluída a despesa de correio). Faça o pagamento pelo pagseguro https://pag.ae/7UpMKxTb5 e indique o endereço postal para entrega escrevendo a secretarianfepolitica@gmail.com. Garanta já o seu e Boa leitura!

 

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close