ArtigoPublicação

III Fórum Regional de Fé e Política

O Grupo Fé e Política de Macaé e Rio das Ostras realizou no dia 20 de agosto de 2011 o III Fórum Regional para refletir o tema do 8º Encontro Nacional de Fé e Política “Em busca da Sociedade do Bem-Viver”, que acontecerá em Embu das Artes, SP, de 29 a 30 de outubro de 2011.
O Fórum aconteceu na Quadra Esportiva da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, no centro de Rio das Ostras.

Os 94 participantes vieram de oito municípios da região: Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabú, Carapebus, Nova Friburgo, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio. Contou ainda com a presença de vários pastores e padres da região que apóiam a proposta da fé contextualizada. A acolhida foi primorosa: crachá, camiseta, bolsa, caneta, caderneta de anotação, café da manhã e o ambiente decorado com os 25 postulados para entender o Bem-viver.

A mesa contou com a presença de Chico Alencar e Névio Fiorin que trouxeram para o contexto atual a proposta do Bem-Viver, que foi incluída na Constituição do Equador (2008) e da Bolívia (2009). Este país, resgatando princípios ancestrais, no ano passado promulgou a Lei da Mãe Terra, pela qual todas as formas de vida se tornam “sujeitos de direitos”. O Bem-Viver questiona de forma contundente nossa forma de entender o modelo ocidental de desenvolvimento. Houve trabalhos em grupos, plenário e fila do povo como forma de contemplar a diversidade de lutas e de lideranças presentes.

Em outro momento chamado Vivências, Arialdo, trouxe a experiência do MST, que ocupou uma fazenda no ano passado e hoje estão acampados em Rio das Ostras. O MST se fez presente no Fórum com dez pessoas. Também Danilo Funke partilhou a experiência de um mandato popular e os desafios da participação.

A espiritualidade também esteve presente. No início, a partir do Ofício das Comunidades, celebramos a riqueza da Pachamama, a Mãe Terra, através de seus quatro elementos: terra, água, fogo e ar. No final uma Ciranda da vida celebrou a comunhão e integração de todos os participantes.

Um cozido primoroso, preparado por uma equipe de voluntárias da comunidade local, deu o tempero ao excelente encontro que tivemos em Rio das Ostras.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close