ArtigoNotíciaPublicação

Desafios da articulação das CEBs no Brasil

Por Solange Rodrigues

 

Entre os dias 17 e 20 de outubro de 2019 foi realizado na cidade de Duque de Caxias – RJ o seminário Desafios da Articulação das CEBs no Brasil. Esta atividade, promovida pelo Iser Assessoria, está em continuidade com uma série de encontros realizados desde 2011, em parceria com o Setor CEBs da CNBB, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento de uma rede nacional de pessoas que dão apoio à caminhada das Comunidades Eclesiais de Base no Brasil.

Estes encontros e a nossa observação em diversas atividades relacionadas às CEBs em diversas localidades têm evidenciado a crescente dificuldade na articulação das CEBs em nosso país, não obstante o empenho e compromisso de suas lideranças e assessores/as. Trata-se de um desafio urgente. Por esta razão, o Iser Assessoria idealizou este seminário, para compreender as causas desta fragilidade e buscar coletivamente caminhos para superá-la.

As 41 pessoas que participaram deste seminário foram convidadas pela equipe de Iser Assessoria. Tivemos o cuidado em garantir a diversidade regional, além da presença de mulheres e de homens, de leigos/as, religiosos/as e de clérigos. Estiveram presentes pessoas de todas as grandes regiões do país e de 15 dos 18 regionais da CNBB. Pessoas que conhecem bem as CEBs, que acreditam neste jeito de ser igreja a serviço do Reino de Deus, no compromisso com os pobres e com nossa casa comum.  Gente com a responsabilidade de acompanhar as CEBs em seus processos de formação, e também de ajudar as CEBs a se organizar em rede para o desenvolvimento de sua missão na Igreja e na Sociedade.

A proposta metodológica adotada foi trabalhar a maior parte do tempo em oficinas, estabelecendo um processo de produção coletiva do conhecimento, baseado no intercâmbio de experiências e troca de saberes. Algumas seções foram realizadas com breves provocações iniciais de membros do grupo, seguidas de reflexão em grupo. Depois de compartilhadas as conclusões do grupo, outros/as participantes previamente designados/as faziam alguns destaques e aprofundavam a reflexão. A isso se seguia uma rodada de debates em plenária. Outras seções começaram diretamente pelo trabalho em grupos, seguindo-se o mesmo procedimento.

Elemento essencial da identidade das CEBs são as ações voltadas para a transformação da sociedade e em favor da justiça social.  Por isso, durante o seminário foi feita a sensibilização para o levantamento de práticas alternativas indicativas de outro paradigma de desenvolvimento socioeconômico, realizadas ou apoiadas por membros das CEBs por todo o país. Os/As participantes foram convidados/as a descrever brevemente a iniciativa e deram contatos de pessoas que poderão dar mais detalhes sobre a iniciativa.

O seminário foi organizado em 4 blocos: (a) análise da conjuntura sociopolítico e eclesial; (b) diagnóstico sobre a situação das CEBs no Brasil; (c) levantamento dos desafios da articulação das CEBs; (d) indicativo de proposições para fortalecer sua articulação e reflexão sobre as perspectivas para as CEBs no atual contexto. Foi feito um esforço de sistematização da reflexão efetuada. O relatório do seminário está em elaboração e será compartilhado com os organismos representativos, grupos de assessoria, lideranças das CEBs e agentes de pastoral.

Os quatro dias do seminário aconteceram durante as três semanas em que foi realizado no Vaticano o Sínodo da Amazônia, que refletiu sobre Novos para a Igreja e para uma Ecologia Integral, com uma significativa delegação brasileira. Esta feliz coincidência proporcionou uma sintonia entre as reflexões, na busca de novos caminhos para as CEBs, iluminada por todo o processo sinodal. Sintonia expressa no relatório final do Sínodo, que afirma que as CEbs têm sido e são um dom de Deus para as Igrejas locais da Amazônia e, ousamos completar, para todo o Brasil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close