Missão

O Iser Assessoria é uma associação sem fins lucrativos, uma organização não governamental (ONG), cuja missão é fortalecer a democracia participativa nos campos político e eclesial, com vistas à superação das desigualdades sociais, à ampliação da esfera dos direitos e à afirmação da cidadania. Queremos reforçar os processos de construção da cidadania, incentivando a participação de setores da sociedade civil – especialmente dos setores populares – na formulação e no controle das políticas públicas. Nossas formas específicas de contribuição são a formação, a pesquisa, a produção e a difusão de conhecimentos no campo das Ciências Sociais e da Teologia. As atividades que desenvolvemos são cursos, debates, assessorias, palestras e elaboração de publicações (cartilhas, artigos, livros) para servir de subsídio aos nossos interlocutores.

Histórico

O Iser Assessoria surgiu da Equipe de Assessoria às Organizações de Base e Entidades Religiosas, criada no ISER – Instituto de Estudos da Religião – em 1982, num contexto de grande mobilização dos movimentos populares e de expansão da Teologia da Libertação e das Comunidades Eclesiais de Base. Desde sua criação, a equipe procura promover a “circulação de saberes”, através de atividades de formação, das quais as mais características são as assessorias, que estão na origem de nossa instituição.

As assessorias são cursos ou encontros que duram entre dois dias e uma semana, ou ainda palestras e debates. Destinam-se a agentes multiplicadores, que atuam em igrejas, pastorais, movimentos sociais, organizações da sociedade civil, partidos e instituições de ensino de todo o país. Há nessas assessorias uma partilha de interesses e inquietações entre os membros da equipe – de formação acadêmica, mas com uma atuação social – e aqueles que trabalham diretamente com as bases. É esse contato com os desafios enfrentados pela sociedade civil organizada, que nos estimula a incorporar novos temas para formação, estudos e pesquisas.

Aos poucos, a Equipe de Assessoria foi incorporando outras atividades, até se transformar, em 1995, numa ONG autônoma, o Iser Assessoria. A equipe é constituída por nove assessores – quatro especialistas em Ciências Sociais e quatro em Teologia -, com o apoio de uma secretária e uma auxiliar de serviços gerais.

Objetivo Geral

Contribuir para a ampliação da esfera dos direitos, a afirmação da cidadania, a superação das desigualdades sociais, a construção de uma sociedade socio ambientalmente justa e o fortalecimento da democracia participativa nos campos político e eclesial. 

Público e região de atuação

Nossos destinatários são sobretudo lideranças populares e agentes intermediários, jovens e estudantes, pertencentes a comunidades de base, pastorais sociais, movimentos sociais; também interagimos com setores profissionais e acadêmicos, professores, pesquisadores, bispos, clérigos e religiosos.

Nossa atuação é nacional, mas os estados onde estamos mais presentes são o Rio de Janeiro e Minas Gerais, seguidos de São Paulo e Distrito Federal (Brasília). Em muitas atividades nestes estados participam pessoas de todas as regiões do país.

Close
Close