NotíciaVídeo

A Bolsonarização da Esfera Pública

Por Esther Solano

O fim dos pactosIntervenção de Esther Solano no debate “O fim da era dos pactos: violência política e novas estratégias” promovido pelo Departamento de Sociologia-USP realizado em 14 de setembro de 2018.

Debatedores:

Vladimir Safatle (Filosofia – USP)

André Singer (Ciência Política – USP)

Esther Solano (Relações Internacionais – Unifesp)

Ricardo Musse (Sociologia – USP)

Ruy Braga (coordenação)

Esther Solano é doutora em Ciências Sociais e professora na USP.

A conferência está disponível on line: Clique aqui e assista no youtube

Tags

Artigos relacionados

Um comentário

  1. Sou daquela época…estudante da UfS
    Procuravamos cursos de pós-graduação no Brasil e havia poucos, sempre no Sul e Sudeste A Capes tinha muitas bolsas para quem queria se capacitar fora do Brasil por nao haver aqui condições de atendimento por falta de universidades e de programas. Em 10 anos a política se reverteu…havia tantos cursos e estruturas universitárias, algumas delas mantidas com ajuda da Petrobras e outras empresas, que ninguém precisava sair do Brasil pra estudar. Muitos voltaram do exterior posgraduados pra ensinar na sua terra…principlamnente na area cientifica e tecnologia. E aí, de fato mesmo, a politica do governo foi a de fixar o brasileiro no Brasil pois havia tudo ou quase tudo aqui mesmo.
    Hoje o sonho é sair daqui pra estudar ou simplesmente trabalhar em qualquer lugar tipo Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Austrália, e até mesmo corea, Japao, China, Portugal e outros da ciência e tecnologia que aqui andam fracas, ou simplesmente pra poder viver com qualidade de vida e seguranca trabalhando em qualquer coisa….pois hoje voce ama o Brasil mas não da pra viver aqui…os jovens tem de sair e o sonho virou deixá-lo…uma lástima!!!!E os mais velhos que consguiram uma renda correm pra Portugal. Onde se anda em paz em qualquer direção…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close